vimeofacebookinstagrame-mail

LUZ ABSORVIDA E LUZ REFLETIDA

Quando a luz incide sobre um objeto, parte dos fótons são absorvidos e outra parte é refletida. O que faz com que chamemos determinado objeto de cor verde é a sua capacidade de absorver quase todos os raios da luz branca incidente (luz solar, por exemplo), refletindo para os nossos olhos apenas as tonalidades dos verdes. Assim, a cor aparente dos objetos é consequência da absorção e reflexão dos raios luminosos, significando que todo raio de luz refletido não foi absorvido.

Em 1991, fiz uma série de fotografias utilizando um copo d'água - ocupando menos da metade do volume - sobre papéis com diferentes cores. Utilizando um filtro polarizador na lente da câmera fotográfica, sob a luz solar, consegui registrar, além das cores refletidas, as cores absorvidas pela superfície (papel colorido).






Dentro do copo, podemos observar a cor da luz absorvida pelo papel. Na folha de papel verde, a cor da luz absorvida é vermelha. Na folha vermelha, a cor da luz absorvida é verde. Na folha amarela, a cor da luz absorvida é azul. Na folha azul, a cor da luz absorvida é amarela.


Fernando Dassan


© 2019 All rights reserved.